O relógio hacker: Chronos Ez430 -950MHZ

EZ430-Chronos

Já algum tempo  estava namorando o Chronos no site da Texas Instruments e vendo alguns  projetos feito com este  Relogio e acabei comprando na promoção usando vale desconto que ganhei do site 43oh e mesmo sendo tributado no valor menor que $40USR ficou ainda bem mais barato que no Brasil.

  E nesta ultima semanas que eu comecei a programar com o kits de desenvolvimento Launchpad que tambem é de baixo  custo com MSP430 MCUs,  (complexo) devo admitir que às vezes eu preciso de mais memória RAM e flash, mas eu gostei muito deste MCU: suas opções de configuração e  do relógio tambem são avançados, a arquitetura Von-Neumann 16bit e os modos de baixo consumo fazem este MCU uma opção ideal para aplicações de pilhas(linguagem C) e uma grande plataforma de desenvolvimento para iniciantes

Entao agora estou completo com relogio para hackear e com as Launchpad fora outros brinquedinhos da TI..

Além disso, existe uma comunidade pequena, mas vibrante em 43oh (ver: http://forum.43oh.com/) e Texas Instruments ajuda muito a espalhar a plataforma dando kits de desenvolvimento gratuitos para escolas ou outras organizações não lucrativas .

Alguns dias atrás eu decidi comprar o kit de desenvolvimento eZ430 Chronos,  e eu irei usar relógio  para as minhas atividades quem sabe um dia irei para as montanhas e usar o altímetro mas ate então sera para aprimorar meus estudos em Linguagem de programação .

Você pode ver uma descrição detalhada do relógio na página oficial TI: http://processors.wiki.ti.com/index.php/EZ430Chronos

O relógio

Basicamente, este é um kit de desenvolvimento MSP430 em uma caixa de relógio, integra um rádio (signal RF) que pode se comunicar com o seu PC através da dongle USB fornecido e  sinal de frequencia pode variar de modelo para modelo no meu caso eu estou com 950mhz . Isso significa que você pode ler sensores e enviar dados para o seu PC e até mesmo carregar um novo firmware através do link de rf. Por outro lado, você pode controlar seu PC a partir do relógio através do envio de comandos, por exemplo, o acelerômetro do relógio pode ser usado para mover o ponteiro do mouse na tela do computador.

Na caixa
eZ430 Chronos itens  da caixa, você encontrará:

o relógio
uma chave de fenda  para desmontar o relógio
parafusos de reposição
uma USB RF (rádio frequência) do ponto de acesso dongle
um programador FET eZ430 USB
CD com programas e exemplos e alguns  materiais e folhetos impressos

Na foto você pode ver os itens individuais. Por favor, note que a versão atual tem um PCB branco em vez do preto. não sei o motivo ,eu acho que a versão com pcb preta e mais atual . mas ainda nao sei

se estou certo.

Primeiros passos no Fedora Eletronic Lab  

Primeiro você precisa fazer o download do pacote de software e documentação: http://www.ti.com/lit/zip/slac388

Dentro do pacote que você encontrar um único arquivo auto-extraível que você deve lançar para descompactar tudo em seu disco rígido, por padrão, o software está instalado na sua pasta pessoal sob Texas Instruments sub-pasta.

Dentro do zip você encontrará:– control-center chronos

manual do usuário
firmwares de recuperação
software centro de controle
esquemas, BOM
código-fonte do software relógio (com algumas blobs binários para as peças patenteadas)

O centro de controle

O centro de controle é escrito em Tcl / Tk (wow: Eu não posso dizer o é este software Tcl / Tk , mas estou na busca de conhecimento ) e oferece as seguintes funções:

gráfico acelerômetro
emulação de mouse (mover um cursor na tela)
PPT (controlo de apresentação)
tempo / altitude syncronization
atualização de firmware sem fio

Nota: a atualização sem fio não funcionam  (veja os próximos parágrafos).

Para iniciar o centro de controle, você vai precisar de Tcl / Tk instalado (xdotools também é necessário para emular as teclas do mouse ou ligar para assistir comandos):

# yum install tcl.x86_64 tk.x86_64   ( versao do tk8.5 para Fedora 20 )
$ yum  -y install xdotool.
/// Centro de Lançamento de controle:
$ Cd ~ / Texas Instruments / eZ430Chronos / Centro de Controle / Chronos Control Center
$ Tclsh eZ430Chronos \ CC \ 1_2.tcl

 Maiores

Detalhes desta saga para o fedorapara xdotool  aqui .
Detalhes da versão rpm do tcl e tk e com versão 6.1 aqui

Eu fiquei uma madrugada para consegui entender mas estamos dando alguns passos..

Como corrigir bug e atualização 

esse bug nao aparece em todos modelos ou módulos de frequência mas eu fiz a tradução  caso alguém encontre essa dificuldade  com este bug.


“Devido a um bug no firmware Ponto USB Access, antes de ser capaz de fazer atualizações de firmware sem fio que você precisa para instalar um novo firmware no próprio dongle, primeiro você deve soldar o minúsculo conector macho para o dongle AP como mostrado na página 46 da manual do usuário (slau292.pdf, no mencionado pacote de software / documentação acima).

Em seguida, ligar o dongle AP para o programador eZ430 e fazer o upload do novo firmware com mspdebug.

Se você não tem mspdebug instalado, você pode facilmente encontrá-lo nos pacotes de Energia para a sua arquitetura Linux: http://energia.nu/download/

Cuidado:este e apenas para PCB branca
O novo firmware pode ser encontrada no software / pacote documentação acima mencionada em ~ / Texas Instruments / eZ430Chronos / Recuperação / RF Access Point / MSP430 v1.1 PCB branco, uma sessão de exemplo a seguir, é claro que você vai escolher o firmware versão que corresponde ao seu rádio freqüência (868MHz é para a Europa): ”


firmwares personalizados

Claro, você vai querer compilar e fazer upload de um firmware personalizado, há várias boas razões para fazer isso: primeiro você vai querer se livrar de peças de propriedade (tais como batimentos cardíacos medida) e menus relacionados e por último mas não menos importante: você é um hacker, não é?

Para compilar um novo firmware você vai precisar dos arquivos de compilador , a instalação do Energia, como sugerido acima, é provavelmente a maneira facil ter todo o conjunto de ferramentas instalado.

A boa é que existe um bom projeto firmware OpenChronos, o ruim é que existem muitas bifurcações e é difícil de entender onde começar.
Basicamente, eu encontrei dois projetos principais: Mas ainda nao os fiz estou lendo mas mesmo  assim deixarei aqui a disposição;.

OpenChronos NG: http://openchronosng.sourceforge.net/
originais OpenChronos: https://gitorious.org/openchronos (mas muitos outros garfos estão ao redor)

Aqui eu estou apenas dizendo o que eu fiz para conseguir um firmware de trabalho, isso não significa que não existam outros (talvez melhor) soluções.

Eu comecei com este artigo: http://www.joachimbreitner.de/blog/archives/613 experimentando com-o-TI-EZ430-Chronos.html e de seu fork : https://sourceforge.net/ u / joachimbreitner / openchronosng /

Baixando e configurando o software:

$ Git clone git: //git.code.sf.net/u/joachimbreitner/openchronos-ng u-joachimbreitneropenchronos-ng
$ Cd u-joachimbreitneropenchronos-ng /
$ Make config

Nota: acelerômetro ainda não é portado não ativar esse recurso ou não vai compilar.

Compilando:

Nota: se o seu compilador não está no caminho, você pode adicionar o caminho completo para Common.mk como mostrado abaixo:

### Ferramentas de construção
#
COMPILER_PATH = ~ / Energia0101E0010 / hardware / ferramentas / msp430 / bin /

CC = $ (COMPILER_PATH) msp430-gcc
LD = $ (COMPILER_PATH) msp430ld
AS = $ (COMPILER_PATH) msp430-as
AR = $ (COMPILER_PATH) msp430-ar

Quando tudo estiver configurado, digite apenas fazer ver a magia, o novo firmware é construído como openchronos.txt no mesmo diretório.

Agora você pode usar o centro de controle para carregar o novo firmware, todo o procedimento é bem explicado no manual.

Se você quiser instalar um novo firmware sobre openchronos-ng, por favor, lembre-se que para entrar RFSBL você precisa seguir as instruçoes de como é explicado neste blog: http://sourceforge.net/p/openchronosng/blog/2013/ 02 / openchronos-ng-got-a-boot-menu / e relato a seguir:

este apenas o relato porque hoje  irei  fazer meu boot  colocarei imagens do passo a passo:


Quando o relógio é reiniciado e o frio na barriga neste momento (ou potência aplicada pela primeira vez, a partir da bateria etc ..) em vez de ir diretamente para o menu openchronos-NG principal. Ele exibe BOOT na tela. Neste menu de inicialização que você pode fazer duas coisas: Se você pressionar o botão de luz de fundo, você vai entrar no modo de atualizador wireless. Se você pressionar qualquer outro botão, você obterá o menu regular openchronos-ng.


Qual é o próximo?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s